CONHEÇA NOSSA PÓS-GRADUAÇÃO EM 

EDUCAÇÃO CRISTÃ CLÁSSICA

Sobre a Pós-Graduação

A Pós-Graduação em Educação Cristã Clássica é um projeto para aqueles que amam a Educação e o potencial transformador do evangelho. Ao elaborar esse projeto, tínhamos em mente um conjunto de conhecimentos históricos, filosóficos, teológicos e pedagógicos que nos mostra, de maneira indiscutível, o quanto a verdade das Escrituras está conectada a todas as áreas da vida, sendo a Educação uma delas. Enxergamos que o cristianismo, compreendido como projeto integral de Deus para o homem, é mais que uma religião, é um sistema racional completo, no qual estão inseridas reflexões filosóficas, antropológicas, sociológicas, teleológicas e educacionais que influenciam positivamente o mundo material por meio da difusão do mundo espiritual.

inscreva-se

Objetivos do Curso

O objetivo deste curso é promover, através de uma sólida formação de cunho científico e prático, uma visão da educação clássica, a partir de uma cosmovisão cristã, como elemento de formação integral do ser humano. Buscando, como parte do processo, integrar os estudos da educação e teologia aos principais desafios da consolidação do projeto de restauração do Reino de Deus.


O curso visa alcançar profissionais da educação, famílias educadoras e pessoas de quaisquer áreas que tenham como objetivo a ampliação dos seus potenciais intelectuais, metodológicos, profissionais e espirituais a fim de produzir um novo modelo de  educação para o Brasil baseado na perspectiva bíblica sobre educação clássica.

INFORMAÇÕES DO CURSO

CARGA HORÁRIA DE 400H AULAS

TOTAL DE 10 DISCIPLINAS

DURAÇÃO DE 14 MESES


  disciplinas   do curso

BASE: FILOSÓFICA TEOLÓGICA

• Cosmovisão Cristã e Filosofia Reformada

• Fundamentos da Pedagogia Cristã

• A Paideia de Deus (Educação Pactual)

BASE: HISTÓRICA PEDAGÓGICA CLÁSSICA 

• História da Educação Clássica

• Fundamentos Pedagógicos das Sete Artes Liberais

• Verdade, Bondade e Beleza: A Formação do Imaginário

BASE: METODOLÓGICA CRISTÃ CLÁSSICA

• Aplicando o Trivium no Contexto Educacional

• Aprendendo a Ler Classicamente (Alfabetização Clássica)

• Disciplina na Educação (Pastoreando o Coração da Criança)

• Desenvolvimento do Currículo

DOCENTES

Ms. Lucas Evangelista Batista Silva Júnior

Mestrando em Educação Clássica pela University New Center Andrews; Especialista em Filosofia Patrística (2013); Pós-graduado em Pedagogia e Gestão - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019); Licenciatura em Teologia com Ênfase Educ. Cristã - Seminário Bíblico Palavra da Vida (2012); Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (2014). É pastor na Igreja Batista El Shaday em Floriano, Co-fundador e Diretor Pedagógico da Escola Cristã Mercês Alencar.





Ms. Rodrigo Ferreira Brotto

Mestre em Divindade pelo Seminário Presbiteriano de Greenville na Carolina do Sul e doutorando pelo Seminário de Erskine na Carolina do Sul. Graduado em Letras (Português e línguas clássicas) pela Universidade de Brasília – UnB. Atualmente Pastor da Igreja Presbiteriana Litorânea (João Pessoa/PB).   Envolvido com os desafios da educação clássica desde 2005. Foi professor na Clemson Classical Academy de latim e estudos clássicos; e do Seminário Teológico do Nordeste – STNe nas áreas de Teologia Sistemática, Pastoral e Filosófica. Autor do livro “O exílio do Coronavírus: quando Deus tirou o seu culto de sua Igreja”.




Ms. Rachel van de Burgt

Mestrado em Educação (M.e.) na área de Inclusão de crianças com deficiência na sala de aula. Especialista em Educação Especial (Esp.) na Faculdade Frassinette do Recife. Licenciada em Letras pela UFPE. Estudou Linguística na UFPE, sob a orientação do Ph.D Luiz A. Marcuschi (2000), campo do estudo: competência linguística. Atualmente leciona na FITRef (Faculdade Internacional de Teologia Reformada). Trabalha para o SIMEDUC PRIME ( professora do Curso de Educação Clássica à Distância no Brasil, Online). Consultora e professora do EduCCAre (LD), Educação Clássica Cristã Reformada (2018, atuando hoje).




Ms. Igor da Silva Miguel

Mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG).  Experiência de trabalho: como Coordenador pedagógico e educador social da Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado (OMCV) em Belo Horizonte/MG. Diretor de relações corporativas e institucionais da OSCIP E-missão em Belo Horizonte. Diretor executivo da Humanitas Educacional. Atualmente professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Presbiteriana Gammon em Lavras (MG).




Esp. Leandro dos Santos Ribeiro

Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Candido Mendes. Graduado em Pedagogia, pela Universidade de Uberaba Uniube. Formação complementar em Formação de Professores Alfabetizadores – Instituto Alfa e Beto; Formação básica de Matemática Clássica – Prof. Sergio Morselli.  Atualmente professor na E.M.E.F Hélio Ferraz – Prefeitura Municipal de Serra – ES. Experiência profissional, como professor na E.M.E.F Dinorah Pereira Barcelos – Prefeitura Municipal de Serra – ES.




Ms. Renata Costa de Miranda Santos

Atualmente Diretora Acadêmica do Classical Conversations Brasil e é mãe educadora dos seus 4 filhos. Possui mestrado em Neurociência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Saúde da família pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho. Aperfeiçoamento em Conceito Neuroevolutivo Bobath pela Associação Brasileira em Abordagem Neurofuncionais. Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Neurologia Adulto e Infantil.




Ms. Kenneth V. Trotter

O professor Kenneth V. Trotter adquiriu seu mestrado em Educação com ênfase em aconselhamento pela Universidade de Louisville em Kentucky e sua graduação em psicologia foi realizada na universidade de Asbury, também em Kentucky. Foi o diretor fundador da escola na Christ Classical School e serviu neste cargo de 2016-2019. Atualmente é o Presidente do Conselho de Administração da escola. Ken trabalha com educação há mais de 25 anos. Atuou como conselheiro e administrador em instituições públicas e privadas nos níveis K-12 e pós-secundário. 




Ms. Vinícius Silva Pimentel

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Estudante de teologia (M.Div.) no Greenville Presbyterian Theological Seminary, EUA (2019-atual). Atualmente é advogado cível e empresarial.





Ms. Kim Bedinfield

Mestrado em Fonoaudiologia pela Universidade de Vanderbilt. Especialista na área de Lesões Cerebral Traumáticas e Patologia da Fala. Bacharel em Educação pela Universidade da Geórgia, EUA. Atua como diretora fundadora e atual diretora acadêmica da Clemson Area Classical Academy.





PERGUNTAS FREQUENTES


> QUAL O FORMATO DO CURSO? 

O curso é totalmente on-line e você pode assistir às aulas em qualquer dia e horário. As aulas ao vivo terão dia e horário definidos previamente e poderão ser assistidas posteriormente, pois ficarão gravadas.

> COMO SERÃO AS AVALIAÇÕES? 

As avaliações serão realizadas através de questões abertas, fechadas, fóruns e elaboração de textos. Todas as atividades serão realizadas dentro da plataforma educacional. 

> QUEM NÃO TEM GRADUAÇÃO PODE SE INSCREVER? 

Sim, pode realizar normalmente o curso, mas, neste caso, não irá receber a titulação de especialista ao final. Caso o aluno esteja matriculado em alguma graduação, poderá receber a titulação de especialista ao finalizar a graduação. 

> HÁ NECESSIDADE DE FAZER O TCC? 

Não. As atividades avaliativas serão feitas ao longo de cada disciplina. De acordo com a nova deliberação do MEC, a Resolução CNE/CES nº 1/2018, não há mais a obrigação de entrega de um TCC. 

> QUAL TITULAÇÃO EU RECEBO APÓS CONCLUIR O CURSO? 

Especialista em Educação Cristã Clássica.

SOBRE A FACULDADE INTERNACIONAL CIDADE VIVA


A Faculdade Internacional Cidade Viva nasceu em 2018 a partir do sonho de formar líderes que transformarão o mundo. Seus valores são:

Cosmovisão bíblica: Uma visão integral da teologia como base essencial para enxergar todas as coisas.

Excelência acadêmica: Professores mestres e doutores compõem o corpo docente das graduações e pós-graduações;

Internacionalização: Além de professores internacionais convidados, a FICV promove pontes com instituições estrangeiras através da Fundação Cidade Viva;

FAÇA JÁ SUA PÓS!


Faça já sua inscrição e garanta sua vaga!

INSCREVA-SE